visitante número


Este site foi ao ar em 06 de março de 2001 e está com 14 anos.   Clique na figura do mapa  abaixo e veja quantos países e cidades

visitam o site.Site com conteúdo e atividades de matemática.

Antonio Carlos Garcia, Prof.Garcia é autor de dez livros.

Adquira  meus livros nos sites:https://agbook.com.br/authors/34296  ou

https://www.clubedeautores.com.br/authors/34296

 

 

,

I E S A - A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO EM BATATAIS

 

 

 A

criação de um Ginásio Estadual público em Batatais significou a democratização do ensino em nossa cidade, a possibilidade das famílias mais humildes darem um estudo a seus filhos , de uma perspectiva de futuro e uma vida melhor.

S

 

abemos, ouvindo relatos de algumas pessoas que , precedendo 1948, ano da criação da escola, houve uma mobilização da comunidade e das forças políticas em nossa cidade para que se concretizasse a fundação do Ginásio Estadual Público.

P

 

rocuramos entrevistar uma pessoa ,  o Senhor Antônio Benedicto Corrêa , 72 anos,  cidadão que, concluindo o curso primário em nossa cidade, não teve a oportunidade de freqüentar um ginásio naquela época, por falta de recursos próprios e de uma escola pública em nossa cidade.  Abaixo, temos o relato da entrevista concedida ao Professor Garcia :

Prof. Garcia - Senhor Antônio , quem era sua professora na 4a. série e em que ano concluiu seu curso primário?

Sr. Antônio - Fiz os quatro anos do curso primário no Grupo Escolar “Dr. Washington Luiz”, terminando a 4a. série, em 1938, cuja professora era Dona Vanda Mascani, por sinal, uma grande professora.

Prof. Garcia - Por que não conseguiu dar continuidade aos seus estudos?

Sr. Antônio - Embora sendo um dos primeiros alunos na 4a. série e tendo uma grande vontade de estudar, não pude continuar os meus estudos por não ter recursos, pois era uma época muito difícil, e não existia escola pública onde pudesse continuar os estudos. Dona Vanda Mascani, quando foi se despedir dos alunos, se ofereceu para me preparar para o Ginásio. Disse que não teria condições de ingressar na 1a. série ginasial, assim designada na época, devido a necessidade de auxiliar financeiramente minha família. Foi um momento de muita emoção em que choramos muito.

 Prof. Garcia -  O Senhor, como antigo morador de Batatais, acompanhou a fundação do primeiro ginásio Público da cidade, em 1948; que significado isto teve para nossa comunidade ? E para as família humildes e principalmente as de origem negra como o Senhor ?

Sr. Antônio - Acompanhei com entusiasmo e alegria de saber que uma escola pública se instalaria em Batatais, podendo realizar sonhos de um futuro melhor que a mim fora negado.

Prof. Garcia - O Senhor tem como profissão alfaiate, se tivesse continuado os estudos, qual poderia ser sua situação no momento?

Sr. Antônio - Sempre tive vontade de ser uma pessoa instruída e gostaria de ter uma profissão em que poderia ajudar  as pessoas mais carentes , poderia ter sido advogado ou médico, como alguns colegas de classe que se formaram nestas atividades. Apesar de tudo amo minha Pátria, sempre esperei e ainda luto por um país mais justo e fraterno, onde haveria oportunidade e igualdade de condições para todos.

 

colaboraram na entrevista: Professor Antônio Carlos Garcia, professor efetivo de Matemática do EESA e Profª. Maria Teresa Bianco (in memorian) , Professora Aposentada de Português do EESA , Profª.  Cirene Bonifácio da Silva professora efetiva de português do EESA)                                         19/04/98                                  

 

 

 home    a_meu_respeito   contato Projeto interesses   favoritos Iesa Geometriaespacial

Atualizado em 24/11/2015

Criação: Profgarcia

Proibida a reprodução parcial ou total sem autorização prévia.

Copyright © 2001-2002 Todos os Direito reservados